5 propriedades benéficas do verbasco
O verbasco, ou Verbascum thapsus pelo seu nome botânico, é uma planta típica de lugares pedregosos e verdes perto das montanhas. Possui belas flores amarelas que, em infusão ou em decocção, constituem um remédio natural que pode ser utilizado para diversas infeções, quer seja ingerido ou aplicado na pele.
Esta planta medicinal é utilizada desde o tempo do Império Romano, quando as mulheres a usavam para pintar o cabelo de loiro. Para além disso, o seu elevado teor de mucilagem, saponinas triterpénicas, carotenóides, flavonóides, taninos, óleo essencial e harpagosídeo fazem dela um aliado para doenças respiratórias e infeções cutâneas.
Principais benefícios do verbasco
As flores e as folhas do verbasco possuem propriedades antitússicas, expetorantes, mucolíticas, anti-inflamatórias, analgésicas, antibacterianas, antifúngicas, demulcentes (protege as mucosas), antiasmáticas e anti-hipertensivas. Por todas estas razões, é capaz de atuar em diferentes doenças.
Atua como expetorante e mucolítico na asma e na bronquite
A infusão de verbasco funciona como um xarope para a tosse que favorece a expulsão das secreções brônquicas acumuladas. Isto é muito benéfico para várias condições do sistema respiratório, não só para a asma e a bronquite, mas também para uma simples constipação ou alergia.
Alivia as dores de garganta
Se sofre de amigdalite, angina ou gripe e a sua garganta está dorida, o verbasco pode ajudar a reduzir a inflamação e a acalmar a irritação.
Regula o trânsito intestinal e reduz a inflamação das hemorroidas
A infusão de verbasco é um remédio natural para a obstipação, pois tem um efeito laxante. Além disso, a decocção de verbasco pode ser utilizada sob a forma de enemas para acalmar a inflamação das hemorroidas e aliviar as dores que estas provocam.
Trata as infeções da pele
O efeito calmante e anti-inflamatório desta planta também atua externamente. O verbasco acalma as feridas, as queimaduras ligeiras, os eczemas, as dermatites e até as picadas de insetos. Possui igualmente propriedades antibacterianas, pelo que ajuda a combater o acne.
Ajuda a deixar de fumar
Tanto em infusão como em tintura medicinal (extrato dos princípios ativos da planta), alivia certos sintomas do tabagismo. Por um lado, tem propriedades relaxantes que aliviam a ansiedade provocada pelo abandono do tabaco e, por outro, mantém saudáveis os pulmões que sofrem com este mau hábito.
Como utilizar o verbasco
Para fazer uma infusão, ferva 250 ml de água e junte três gramas de flores de verbasco. Deixar em infusão durante dez minutos e filtrar através de um coador de algodão para evitar que os estames, que podem irritar a garganta, saiam.
Para uso externo (não para consumo), ferva um litro de água e adicione 80 gramas de flores e folhas de verbasco. De novo, deixar em infusão durante dez minutos, filtrar e deixar arrefecer, mas não deixar arrefecer completamente. Aplicar o líquido numa gaze limpa para aplicar na pele ou diretamente como um clister.
Contra-indicações do verbasco
O verbasco é uma planta bastante inofensiva, mas obviamente não deve ser tomado se for alérgico a qualquer scrofulaceae, uma vez que o verbasco pertence a esta família botânica e pode causar uma reação.
Também não é recomendado durante a gravidez e a amamentação, em crianças com menos de 12 anos de idade ou em pessoas com problemas hepáticos.
Por outro lado, se estiver a tomar algum tipo de medicamento, consulte o seu médico em caso de interação.
Já conhecia esta planta medicinal ? Experimente!
New comments for this post are not allowed