Para que serve e as propriedades da argila verde
A argila verde deve a sua cor ao seu teor em óxidos de ferro e magnésio.
Possui uma elevada capacidade de adsorção, uma grande área superficial específica, um elevado índice de refração, uma elevada capacidade de retenção de calor, opacidade e adstringência.
É considerado um poderoso antisséptico, anti-inflamatório, analgésico, hemostático e acelerador do processo de regeneração celular e cicatrização dos tecidos, bem como um excelente limpador e purificador das impurezas e toxinas do organismo.
Os formatos em que podemos encontrar argila verde são diversos, desde a comercialização de máscaras de aplicação direta até ao pó de argila verde 100% natural para misturar com água. Pode também ser encontrado misturado com outros ingredientes na formulação de champôs, máscaras faciais, corporais e capilares, maquilhagem, sabonetes, loções corporais...
Recomenda-se a adição de óleos essenciais para reforçar a sua ação terapêutica.
As suas aplicações são variadas, desde os cuidados dermatológicos ao tratamento de lesões musculares, problemas orais, picadas de insetos ou como desodorizante para os pés.
EFEITO REMINERALIZANTE
A argila verde apresenta um elevado teor de minerais como o silício, zinco, manganês, alumínio, ferro, cálcio, magnésio, sódio e potássio, entre outros.
EFEITO DE CURA
A argila verde acelera a regeneração celular dos tecidos devido à sua riqueza em oligoelementos essenciais e ao seu poder cicatrizante, razão pela qual tem sido frequentemente utilizada no tratamento de feridas, queimaduras e feridas.
Em relação às queimaduras, a argila atua como anti-inflamatório, desinfeta e acelera o processo de cicatrização ajudando o organismo a regenerar as células da pele, promovendo a cicatrização.
EFEITO ANTIBACTERIANO
A argila verde possui propriedades antissépticas (funcionando como bactericida) que, aliadas às suas propriedades absorventes, permitem a extração e purificação de toxinas da pele e evitam a proliferação de microrganismos como bactérias e fungos.
Claro que outra das suas aplicações é a limpeza e desinfeção de feridas e escoriações.
EFEITO DETOX E PURIFICANTE
O seu uso é altamente recomendado para peles oleosas, com pontos negros e/ou acne.
Além disso, suaviza a pele, refinando a sua textura, pelo que tem um efeito desintoxicante e purificante.
Graças à sua capacidade de absorção, a argila elimina o excesso de oleosidade e toxinas da pele.
Limpa em profundidade, deixando-a macia, suave, brilhante e com uma sensação de frescura.
As propriedades absorventes da argila verde fazem com que esta funcione como desintoxicante, tonificando e reafirmando a pele, principalmente para peles oleosas e com tendência acneica.
Tem um efeito seborregulador, pelo que é habitualmente utilizado para limpar os poros da pele, esfoliar as células mortas e reduzir as imperfeições cutâneas.
EFEITO PÓS-SOL
Graças à propriedade anti-inflamatória e à composição da argila verde, consegue-se o alívio da vermelhidão e irritação da pele provocada pela exposição solar.
EFEITO ANTI-ENVELHECIMENTO
Foi atribuído à argila verde um efeito anti-envelhecimento devido à sua composição mineral, para além de, como já referimos, ativar a regeneração celular, esfoliar suavemente a pele, removendo as células mortas e absorvendo as impurezas dos poros.
New comments for this post are not allowed