Lista dos alimentos com mais minerais e seus benefícios
AMÊNDOAS
As amêndoas são as nozes que apresentam maior quantidade de minerais. São ricos em proteínas e constituem uma boa fonte de aminoácidos essenciais.
Destaca-se o seu teor de cálcio por porção, sendo muito superior ao do leite. Destaca ainda o seu teor em magnésio, fósforo, zinco, manganês e ferro.
São alimentos saudáveis para o coração graças à quantidade de ácidos gordos monoinsaturados e à proporção de gorduras na sua composição. Reduzem o colesterol LDL (“mau”) e promovem o aumento do colesterol HDL (“bom”), o que ajuda a prevenir acidentes cardiovasculares.
Também fortalecem o sistema imunitário graças aos seus antioxidantes.
NOZES
As nozes são a segunda noz com mais minerais, destacando-se o seu valor em fósforo, magnésio, manganês, cobre, zinco e ferro.
É considerada a noz mais saudável devido à sua composição equilibrada em gordura e ao seu teor em ácidos gordos ómega-3. Fornece também vitaminas como o grupo B e E.
Têm um efeito anti-inflamatório e promovem a saúde cardiovascular, melhorando a relação entre o colesterol HDL e o colesterol LDL, prevenindo os ritmos cardíacos erráticos e a formação de coágulos sanguíneos.
LENTILHAS
As lentilhas são uma grande fonte de minerais, especificamente ferro (fornecendo mais de 30% das necessidades diárias), potássio, cálcio, fósforo, magnésio, zinco e selénio.
Além disso, são as leguminosas que apresentam uma maior quantidade de proteínas, acima até de muitas carnes, peixes e produtos de origem animal.
É um alimento com elevado poder saciante que protege o sistema nervoso e previne a anemia.
Tem efeito anticolesterolémico, melhorando o metabolismo celular.
ESPINAFRES
Os espinafres são o vegetal de folha verde com maior teor de minerais.
Fornecem cálcio, fósforo, ferro, magnésio e zinco, entre outros.
A fibra do espinafre previne a absorção do colesterol e dos ácidos biliares, enquanto os seus antioxidantes reduzem a oxidação do colesterol LDL e previnem a aterosclerose.
Além disso, ajudam a prevenir a anemia, o excesso de peso, a hipertensão e a prisão de ventre.
SALMÃO
O salmão é o peixe com maior quantidade de minerais, destacando-se o fósforo, o potássio e o iodo. Além disso, é um peixe azul rico em ácidos gordos ómega-3 e ómega-6.
Recebeu atributos cardioprotetores (Fundação Espanhola de Nutrição) e regulação e manutenção da glândula tiróide e do sistema nervoso e muscular.
AVEIA
A aveia é o cereal que fornece maior quantidade de proteínas e minerais, juntamente com vitaminas B. Quanto aos minerais, é rico em fósforo, magnésio, ferro e manganês, embora também forneça cálcio, potássio, selénio, silício e zinco.
Os seus benefícios incluem a redução do colesterol LDL graças ao beta-glucano que contém, a regulação dos níveis de açúcar no sangue, o fortalecimento dos músculos e o seu poder digestivo, principalmente.
COGUMELOS SHIITAKE
Os cogumelos Shiitake são os cogumelos com maior teor de minerais e fibra.
Destaca-se o seu contributo de cobre, seguido de selénio, manganês e zinco.
Uma parte significativa da fibra dos cogumelos shiitake é composta por quitina e beta-glucanos, que ajudam a eliminar as gorduras e o colesterol no intestino.
Além disso, o seu extrato fortalece o sistema imunitário e pode ajudar contra infeções bacterianas e virais.
ABACATE
O abacate, para além de ser rico em minerais (potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, cobre e zinco), apresenta um elevado teor de gorduras monoinsaturadas e vitaminas (C e E).
O abacate é outro alimento que contribui para a saúde cardiovascular, reduzindo o colesterol LDL (“mau”) e aumentando o colesterol HDL (“bom”).
Pode também prevenir o aparecimento de aterosclerose.
Da mesma forma, é considerado um excelente alimento para a regulação do sistema nervoso e para os cuidados dermatológicos, tanto na prevenção de rugas como no tratamento de dermatites.
New comments for this post are not allowed