Propriedades e benefícios do chá verde
EFEITO ESTIMULANTE
O chá verde contém cafeína e L-teanina, os principais ingredientes ativos como estimulantes.
O efeito destes compostos no cérebro é caracterizado por um aumento da ativação dos neurónios e da concentração de determinados neurotransmissores (dopamina, norepinefrina, GABA).
Por isso, tem sido relacionado com a melhoria do desempenho físico e de certos aspetos do funcionamento cerebral, como o tempo de reação, a atenção e a memória.
EFEITO ANTIOXIDANTE
O chá verde apresenta um elevado teor de polifenóis (30% em peso), entre os quais se destaca a catequina. Estes poderosos antioxidantes naturais estão envolvidos em vários processos benéficos para o organismo, como a prevenção da oxidação e dos danos celulares.
Além disso, são atribuídos efeitos anti-inflamatórios e redução do risco de sofrer de certos tipos de cancro, como o cancro da mama, próstata ou colorretal.
AUMENTA A OXIDAÇÃO DE GORDURA
Está clinicamente demonstrado que o chá verde aumenta a oxidação de gordura e pode aumentar a taxa metabólica, embora esta esteja condicionada pelas características de cada indivíduo.
Relativamente aos resultados obtidos em duas investigações, importa referir que numa delas o chá verde aumentou o gasto energético em 4% e na outra a oxidação das gorduras aumentou 17%.
Além disso, a cafeína presente no chá verde melhora o desempenho físico, mobilizando os ácidos gordos dos tecidos e convertendo-os numa fonte de energia.
DIMINUI OS NÍVEIS DE AÇÚCAR NO SANGUE
Está demonstrado que o chá verde ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a melhorar a sensibilidade à insulina, razão pela qual também tem sido associado à possibilidade de reduzir o risco de diabetes tipo 2.
Um estudo demonstrou que as pessoas que consumiam mais chá verde tinham um risco 42% menor de desenvolver diabetes tipo 2.
DIMINUI O COLESTEROL
Existem evidências de que o chá verde reduz o colesterol total e o colesterol LDL (“mau”).
Além disso, tem sido relacionado com a possibilidade de reduzir o risco de sofrer doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas ou acidentes vasculares cerebrais.
Combinações de chá verde: Chá verde com limão; chá verde com limão e hortelã; chá verde com hortelã; chá verde com hortelã e gengibre; chá verde com canela; chá verde com gengibre, canela e limão; chá verde com camomila; chá verde com camomila e funcho; chá verde com abacate (batido), etc.
Podemos também incluir suplementos de chá verde no nosso dia a dia.
New comments for this post are not allowed