O que é, causas e soluções para a barriga inchada
O inchaço ou distensão abdominal é um problema que afecta tanto homens como mulheres, embora seja mais prevalente nas mulheres.
A sua intensidade é muito variável e pode surgir a qualquer hora do dia, mas é comum que seja menor de manhã, aumente à tarde e seja mais intensa após as refeições.
O inchaço ou distensão abdominal pode dever-se a múltiplas causas.
A seguir mostramos os mais frequentes com as suas soluções correspondentes:
Engolir ar
Engolir ar pode causar problemas de saúde devido à quantidade de ar que chega ao estômago, podendo provocar distensão abdominal, problemas de flatulência e até dores.
Para evitar o inchaço abdominal por esta causa, evite consumir refrigerantes, mascar pastilha elástica e rebuçados. Da mesma forma, procure também comer a um ritmo mais lento e evite beber líquidos com palhinhas.
Indigestão
A indigestão, também chamada de dispepsia ou vazio, é uma síndrome gastrointestinal muito comum que pode ocorrer de forma contínua ou intermitente.
É definida pela presença de desconforto agudo, crónico ou recorrente, que inclui sintomas como dor, ardor, distensão, saciedade precoce, plenitude, flatulência, diarreia, náuseas ou vómitos.
Para resolver isto, procure comer mais devagar, comer menos e evitar bebidas gaseificadas e alcoólicas, bem como alimentos com alto teor de gordura.
Constipação
A falta de fibras na dieta ou o seu consumo irregular reduz o trânsito intestinal, provocando problemas de obstipação.
O inchaço abdominal está entre as consequências típicas da obstipação, para além da acumulação de gases e do desconforto ou dor abdominal.
Para resolver isto, o consumo de fibras é aumentado diariamente através de alimentos ricos em fibras (como vegetais e frutas) e grãos integrais (como cereais ou pão) juntamente com 1,5 - 2 L de água.
Acumulação de gás
A distensão abdominal provocada pela produção e acumulação de uma quantidade excessiva de gases no trato gastrointestinal, seja no intestino ou no estômago, é conhecida como meteorismo.
Neste caso, seria aconselhável modificar os seus hábitos alimentares e estilo de vida: reduzir o consumo de alimentos flatulentos, refrigerantes, pastilhas elásticas, comer devagar, mastigar bem os alimentos ou praticar exercício físico.
Intolerâncias alimentares
Se sofre de intolerâncias alimentares (à lactose, glúten, sorbitol...) ocorrem desequilíbrios intestinais como gases, episódios de diarreia e dores abdominais frequentes.
Neste caso, consulte um médico especialista para determinar a intolerância.
Doenças inflamatórias intestinais
No caso das doenças inflamatórias intestinais, como a síndrome do intestino irritável, a colite ulcerosa e a doença de Crohn, são comuns os episódios de diarreia e obstipação, a dor abdominal, a distensão abdominal e os gases.
Tal como no caso anterior, é importante seguir o tratamento prescrito pelo médico.
Geralmente é recomendado controlar o stress emocional e adaptar a quantidade de fibra na dieta.
New comments for this post are not allowed