Que alimentos fornecem energia imediata?

Que alimentos fornecem energia imediata?

Que alimentos fornecem energia imediata?

 

Os alimentos açucarados podem ser o seu estimulante preferido, embora existam alimentos mais saudáveis que fornecem energia imediata.

Quando nos falta energia, sobretudo durante longos e intermináveis dias de trabalho, há um lugar-comum que nos vem à cabeça: o açúcar pode dar-nos aquela mão que precisamos para chegar vivos e acordados ao final do dia. E, embora seja verdade que o açúcar nos acorda um pouco, existem outras alternativas. O mundo da alimentação é amplo e variado e, para quem se preocupa, tem também outras opções mais saudáveis para nos dar aquele impulso de energia. Aqui estão alguns alimentos:

 

Banana

Já vimos milhares de vezes como os tenistas ou os ciclistas recorrem a ela em momentos de cansaço. A razão é o potássio, um mineral que equilibra os níveis de água no corpo e fortalece os músculos. A banana é uma fruta de fácil digestão que recomendamos incorporar na alimentação diária, não apenas nos momentos de cansaço, pois está demonstrado que o cansaço se deve muitas vezes à falta de potássio. E, se não bastassem, este fruto contém 30% da vitamina B6 recomendada pelos especialistas.

 

Ovo

Não precisa de ser Rocky Balboa ou qualquer frequentador de ginásio para reconhecer as vantagens deste alimento. O ovo é a fonte de proteína por excelência em quantidade (30% do que necessitamos diariamente) e preço (muito económico). Além disso, pode ser consumido de diversas formas e incluído em diversas receitas. A OMS recomenda o consumo de um por dia devido ao seu baixo teor calórico e aos seus muitos minerais, vitaminas e proteínas.

 

Chocolate

Sim, além de ser um guilty pleasure, traz benefícios! O chocolate, quando pouco industrializado, é uma bomba de energia e nutrientes: tem, tal como a banana, potássio e também ferro, magnésio e vitaminas A, E e tipo B. É tanto melhor quanto mais puro e, se o tomarmos nestas condições, também faz bem ao cérebro e podemos comer um pouco todos os dias.

 

Espinafre

Já vimos isso com o Popeye, um tipo forte e enérgico assim que comeu espinafres. É um alimento, tal como o ovo, muito baixo em calorias e em troca oferece-nos muitas coisas boas: ferro, potássio, antioxidantes, magnésio, vitaminas K e tipo B. Mas não se fica por aqui! Pode consumi-los de diversas formas: em batidos, saladas, pratos de colher, lasanhas... Não há desculpa para não ter sempre espinafres em casa.

 

Frutos secos

Certamente que já o previu, mas é verdade: os frutos secos são uma opção comum quando temos falta de energia. São fáceis de obter em qualquer lugar e basta um punhado para notar os seus efeitos. Ora, existe algum que seja melhor que o outro? Recomendamos (sempre melhor os mais crus) amêndoas, nozes ou, numa alternativa ainda mais saudável, castanhas, que têm menos calorias, mais água e potássio do que os outros frutos secos.

 

Tâmaras

Existe uma relação direta entre o cansaço e a falta de potássio, como já deve ter reparado em muitos dos alimentos que recomendamos. As tâmaras possuem também grandes quantidades de potássio, para além de cálcio, ferro ou magnésio. Por outro lado, são muito calóricos e podemos recorrer a eles em momentos de verdadeiro cansaço para obter um impulso de energia. Ah, e como nota de rodapé: ajudam a melhorar a concentração, a memória e a fertilidade.

2024-05-13 07:00:00 73 viewed
Comments

New comments for this post are not allowed