8 ervas medicinais para o estômago
Muitos falam do estômago como o segundo cérebro e até como o verdadeiro coração. Já falámos no nosso artigo sobre a alimentação emocional, e como a nossa saúde digestiva está ligada ao nosso humor e ritmo de vida. O stress e a falta de tempo para comer provocam uma má digestão e desconforto estomacal e, por sua vez, o estômago pesado e a irregularidade intestinal retiram-nos energia e prejudicam o nosso ânimo.
Regular o nosso aparelho digestivo é essencial para o nosso bem-estar e, para isso, podemos ajudar-nos na sabedoria popular com remédios naturais que todos temos ao nosso alcance. O inchaço abdominal, os gases, a azia, são distúrbios muito comuns que não têm um tratamento farmacológico eficaz e que os profissionais de saúde recomendam tratar com ervas medicinais para o estômago, seja em infusão ou como suplementos alimentares.
Em qualquer caso, se os problemas persistirem, recomendamos que consulte o seu médico para despistar outro tipo de doença que esteja a causar este desconforto.
São inúmeras as plantas e sementes que auxiliam na saúde do nosso sistema digestivo. Aqui selecionamos as 8 ervas medicinais mais interessantes e populares para o estômago:
Camomila
É uma das ervas medicinais mais antigas conhecidas. Além de servir para nos acalmar (quem ainda não tomou camomila para os nervos?), também relaxa o estômago e os intestinos e ajuda-nos na digestão. Pode beber as suas flores em infusão ou as suas sementes. Neste xarope, as suas qualidades são utilizadas juntamente com outros extratos para conseguir um efeito de barriga lisa.
Alcaçuz
Uma comida doce e deliciosa que também é saudável? Bem, sim! O alcaçuz é um antiácido natural que ajuda a curar úlceras estomacais. O que retiramos do alcaçuz são os seus ramos e raízes, quer em infusão, como adoçante natural ou em suplementos alimentares como este da Naturhouse, que também ajuda a combater a prisão de ventre. É muito importante não abusar porque em concentrações muito elevadas pode ser tóxico.
Funcho
Uma planta com inúmeras aplicações médicas para além das relacionadas com o sistema digestivo. Neste sentido, ajuda a aliviar as dores de estômago e a suprimir o apetite, sendo um bom aliado contra a compulsão alimentar e as refeições abundantes. Pode consumir o bolbo como legume fresco, os caules como molho ou infusão e as sementes como aromatizante ou também em infusão. Este refrigerante à base de alcachofra e funcho é a alternativa saudável perfeita às bebidas à base de cola.
Anis
Tanto o anis verde como o estrelado, provenientes de plantas diferentes, possuem propriedades carminativas e antiespasmódicas, que relaxam os esfíncteres, promovendo a expulsão de gases e aliviando as dores de estômago. O que se consome deles são as suas sementes e nozes em infusão ou como condimento para doces, como nestes deliciosos biscoitos integrais.
Hortelã-pimenta
É um híbrido entre a menta e a hortelã-pimenta cujo óleo essencial promove a digestão e evita o peso no estômago. Serve também para aliviar cólicas, náuseas e vómitos. A melhor forma de aproveitar as suas qualidades é utilizar as folhas em infusão ou como acompanhamento dos nossos pratos, ou em óleos essenciais. Nesta infusão é combinada com outras ervas com propriedades purificantes e desintoxicantes.
Cássia angustifolia
Também chamada de sene de Alexandria, esta planta é um laxante natural que alivia os sintomas da prisão de ventre. Provoca também a libertação de bílis da vesícula biliar, que tem um efeito purgativo. Podemos encontrar o seu extrato em infusões como esta, que também ativa o metabolismo e ajuda a perder peso.
Bálsamo
Tal como a camomila, a erva-cidreira também gera um efeito calmante no nosso organismo que chega ao estômago, ajudando na digestão. Em geral, é benéfico para aquelas situações em que sente “dores de estômago” devido ao stress. É um dos componentes estrela das infusões relaxantes e também pode ser utilizado para acalmar a ansiedade em relação à comida quando estamos em processo de perda de peso, como neste suplemento alimentar.
Mamão
Tudo bem, o mamão não é uma erva mas sim um fruto, mas os seus benefícios para o sistema digestivo são tão completos que precisamos de o incluir nesta seleção. Promove a digestão das proteínas e tem efeitos curativos, pelo que é utilizado no tratamento de úlceras, gastrites e insuficiência pancreática. Em suplementos alimentares como este concentram o seu princípio ativo em cápsulas para o aproveitar ao máximo.
Como pode ver, a variedade de formatos e combinações a experimentar é tão grande como os seus benefícios.
New comments for this post are not allowed